Obra

A filosofia aristotélica é um sistema, ou seja, a relação e conexão entre as várias áreas pensadas pelo filósofo. Seus escritos versam sobre praticamente todos os ramos do conhecimento de sua época (menos as matemáticas).
Embora sua produção tenha sido excepcional, apenas uma parcela foi conservada. Seus escritos dividiam-se em duas espécies: as 'exotéricas' e as 'acroamáticas'. As exotéricas eram destinadas ao público em geral e, por isso, eram obras de caráter introdutório e geralmente compostas na forma de diálogo. As acroamáticas, eram destinadas apenas aos discípulos do Liceu e compostas na forma de tratados. Praticamente tudo que se conservou de Aristóteles faz parte das obras acroamáticas. Da exotéricas, restaram apenas fragmentos.
O conjunto das obras de Aristóteles é conhecido entre os especialistas como corpus aristotelicum.
O Organon, que é a reunião dos escritos lógicos, abre o corpus e é assim composto:
Em seguida, aparecem os estudos sobre a Natureza e o mundo físico. Temos:
Segue-se a Parva naturalia, conjunto de investigações sobre temas relacionados.
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  • Da alma;
  • Da sensação e o sensível;
  • Da memória e reminiscência;
  • Do sono e a vigília;
  • Dos sonhos;
  • Da adivinhação pelo sonho;
  • Da longevidade e brevidade da vida;
  • Da Juventude e Senilidade;
  • Da Respiração;
  • História dos Animais;
  • Das Partes dos Animais;
  • Do Movimento dos Animais;
  • Da Geração dos Animais;
  • Da Origem dos Animais.
Após os tratados que versam sobre o mundo físico, temos a obra dedicada à filosofia primeira, isto é, a Metafísica. Não se deve necessariamente entender que 'metafísica' signifique uma investigação sobre um plano de realidade fora do mundo físico. Esta é uma interpretação neoplatônica.
À filosofia primeira, seguem-se as obras de filosofia prática, que versam sobre Ética e Política. Estas reflexões têm lugar em quatro textos:
  • Ética a Nicômaco;
  • Ética a Eudemo (atualmente considerada como uma primeira versão da Ética a Nicômaco);
  • Grande Moral ou Magna Moralia (resumo das concepções éticas de Aristóteles);
  • Política (a política, para Aristóteles, é o desdobramento natural da ética)
Existem, finalmente, mais duas obras:
O corpus aristotelicum ainda inclui outros escritos sobre temas semelhantes, mas hoje sabe-se que são textos apócrifos. Aristóteles havia registrado as constituições de todas as cidades gregas, mas julgava-se que esses escritos haviam se perdido. No século XIX, contudo, foi descoberta a Constituição de Atenas, única remanescente.